quarta-feira, 17 de março de 2010

Cibercultura : Novas Formas políticas- síntese

Introdução:

•A Internet enquanto espaço democrático e de comunicação global no ciberespaço;
•A telemática, a cibernética, o papel das universidades e a cibercultura;
•Cosmopolitismo, Habermas, o Forum Social Mundial e a globalização;
•O mito da Internet;
•Comunicação social, sociedade de massas e manipulação política;
•Teoria das conexões em rede;
•Revolução cultural global e sua importância face ao crescimento das novas formas políticas.

1)Globalização:
•Integralismo holístico, no qual o amor é a principal energia ;
•A aldeia global enquanto espaço de comunicação transnacional e internacional da globalização das culturas;
•Ilya Prigogine que associa o global com todos os domínios de observação;
•Interconexões;
•Cibernética, que interliga os seres humanos à teoria da informação enquanto estudo da lógica da mente como processadora de informação;
•A sociedade civil;
•O Clube de Roma;
•O Fórum Social Mundial enquanto nova ordem mundial;
•O globalismo;
•Os efeitos das tecnologias de informação e comunicação nas relações internacionais;
•O altermundialismo (Seattle, 1999);
•Redes mundiais altermundialistas;
•A tese de Brzezinski (diplomacia das redes);
•A sociedade de conhecimento;
•O Movimento de Software Livre;
•Movimentos sociais identificados por Cohen e Rai ( 2000) e que dependem da Internet: feministas, ecologistas, sindicalistas, religiosos e pacifistas).

2) Internet: rumos massificadores:
•Fundação Nacional para a Ciência , que a partir de dos anos noventa gere a Internet;
•A Internet enquanto mito universal da Humanidade;
•Comunidades virtuais;
•Internet enquanto espaço de difusão da cultura de massas;
•Electronic Privacy Information;
•Totalitarismo electrónico;
•Internet enquanto espaço de controlo exercido pela ICANN ( Internet Corporation for Assigned Names and Numbers);
•Exigência da criação de uma nova autoridade internacional;
•O cibernantropo.

3) Política, comunicação social e telemática:
•Habermas e o automatismo das interacções;
•Foucault e os efeitos globais de dominação;
•Max Weber e a revolução do controlo;
•O Estado – espectáculo, o Estado – ecrã;
•A semiologia;
•O papel dos cientistas e dos técnicos na comunicação humana;
•A comunicação escrita;
•Shannon e Weaver e o controlo da sociedade nas relações sociais e internacionais;
•A comunicação de massas;
•A comunicação política;
•A telemédia;
•A fotografia;
•O cinema;
•A radiofusão;
•A televisão;
•A teoria das conexões em rede;
•Renovação dos activismo político, democracia participativa e consulta política on-line;
•A telemática;
•Nova ágora informacional;
•Softpower;
•NSA (National Security Agency);
•Netwar;
•Cyberwar;
•Electronic Frontier Foudation e a Carta dos pioneiros da WHOLE ( Whole Earth Electronic) pelo ciberespaço;
•O manifesto: “ The Cyberespace and the american dream: a magna carta for the knowledge age” (distribuído pelo Progress and Freedom Foudation);
•Empowerment;
•O “príncipe electrónico”;
•O Instituto Tavistock e a democracia antecipativa.

4) Ciberespaço, agentes sociais e políticas virtuais:
•Os agentes sociais;
•Comunidades virtuais;
•A panóptica;
•Murray e os ser humano como unidade biopolítica;
•Políticas virtuais.

5) Cibercultura e tecnocultura:
•A tecnotrónica;
•A cibernética;
•O cyborg;
•Do cibernantropo ao ciberpunk;
•O hacker;
•O Galactic Hacker Party;
•John Perry Barlow e Hitch Kapor;
•Adano e Horkheimer e a tecnologia electromagnética.

6) Mutação linguística:
•Novas linguagens virtuais;
•Langer e a semiose;
•A linguagem de carácter político;
•A questão da Internet enquanto questão cultural e política que abarca um projecto hegemónico pelos EUA.

6) Mutação linguística:
•Novas linguagens virtuais;
•Langer e a semiose;
•A linguagem de carácter político;
•A questão da Internet enquanto questão cultural e política que abarca um projecto hegemónico pelos EUA.

7) A ágora virtual: ciberdemocracia –
•A democracia electrónica;
•Vantagens do voto electrónico;
•Ciberactivismo político.
8) Cidadania global electrónica:
•Cidadania mundial enquanto projecto de sedução on-line;
•As micronações on-line.

9) Cibercultura : novas formas políticas –
•Itália (Projecto Lista Participata);
•Suécia (Demoex, democracia experimental);
•A interactividade política na net;
•Democracia local e experiências electrónicas de participação cívica;
•Blogosfera política;
•Sites;
•Chat e fóruns;
•Correio electrónico;
•Petições e campanhas.

Conclusão:
•As macrocomunicações deram origem à sociocibernização;
•A cultura de massas implica a ampliação da linguagem , uma uniformidade sociocultural e psicossocial, a homogeneização das estruturas metais e do desejo de identificação social amplamente difundido pela ditadura do consumo;
•Nova civilização da Humanidade, arrastando novos conceitos sociais , políticos e psicológicos.

•Das críticas sociais às tecnologias de informação e comunicação, emergem 3 teorias:
- 1ª- Teoria da indústria cultural – e sua reformulação por Habermas - de acordo com esta teoria a Internet utilizada como meio de vigilância , controle e desinformação, para além de transmissor de informação;
- 2ª - Teoria panóptica do poder – Michel Foucault – As TIC permitem aos governos e aos interesses privados (empresas) possuírem informação sobre cada um de nós, através da invasão electrónica da vida privada;
- 3ª - Teoria hiper – realista – Guy Debord ou Jean Braudilhard – defende que as TIC já transformaram aquilo que passa a ser a realidade numa simulação electrónica.

Sem comentários:

Enviar um comentário