terça-feira, 16 de março de 2010

Ciberculturapolítica: Novas Formas Políticas - Conceitos

Reticular: Feito em rede, de forma de rede.

Radiestesia – Arte de perceber as radiações emitidas pelos vários corpos.

Empowerment – (delegação de autoridade). Parte da ideia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar na liderança.

- Termodinâmica dos sistemas equilibrados –

* Entropia – É a quantidade de energia disponível num sistema;
* Termodinâmica – ciência da energia e da entropia.
Quando a entropia aumenta diminuía disponibilidade de energia no sistema. A entropia é medida da quantidade de energia que não pode ser transportada em trabalho. A entropia dos sistemas adiabáticos sempre aumenta devido às irreversibilidades internas. Neste estado o nível de actividade molecular é mínimo e a entropia é máxima. Este é o estado da morte térmica.
A desordem é um mal necessário. Precisamos de saber como enfrentá-la e tirar dela o maior proveito possível, para deixar o mundo evoluir. E só assim conseguimos conquistar um novo sistema melhor e + equilibrado.

- Adiabático – em termodinâmica é um processo equilibrado, caracterizado pela ausência de troca de calor com o exterior, num processo de transformação em que ocorre variação de pressão e volume.

- Maurice Bertrand – dissecou a actuação da entidade (ONU) nos vários campos de actuação, examinando caso a caso as situações de guerra, inclusive confrontos intra-estaduais, ou enfrentamento em que interferiu, Conclui que a mesma colheu + derrotas que vitórias.

- NETA – ONG criada em 1991.

- Tom Forester – Prof. De Griffith University, Austrália.

- ENIAC – Electric Numerical Integrator and calculator – 1º computador digital electrónico de grande escala, criado em 1946 pelos cientistas norte americanos da electronic control Campany (exército dos EUA), durante a II GM para computar tranjectóriastácticas que exigissem conhecimentos substanciais em matemática. O ENIAC nasceu do esforço dos EUA para construir a bomba atómica no fim da IIGM.

- Via campesina – movimento internacional de camponesas, pequenos e médios produtores. Mulheres rurais, indígenas, gente sem terra, jovens rurais e trabalhadores agrícolas. Movimento autónomo, plural, multicultural, independente, sem filiação política, económica ou de outro tipo. É uma organização que vem de 56 países da Ásia, África, Europa, continente americano. Defendem soberania alimentar.

- Dotforce ou Digital Opportunity Taske Force – Na Cimeira G8 em Okinawa foram aprovadas várias medidas para abordar a questão da clivagem digital entre países em desenvolvimento. Foi criada a Task Force “ Oportunidades digitais” dos G8 para elaborar recomendações sobre realidades a nível mundial que permitem reduzir a distância entre países em matéria de informação e conhecimento a debater na Cimeira G8 de Génova em 2001.

- TCP/IP – conjunto de protocolos de controlo de comunicação entre computadores em rede. Vem de 2 nomes:
- TCP- Protocolo de controlo de transmissão;
- IP- Protocolo de interacção.
Deve ser visto como um modelo de comando onde cada comando é responsável por um grupo de tarefas, favorecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo do comando superior. As camadas + altas estão + perto do usuário.

- Deciadiamo – Projecto Lista Partecipata. Experiência de democracia directa que vem sendo posta em prática. Foi criada pela Fundação Telemática Livre, com sede em Roma.

- Fidonet – rede de troca de mensagens BBS. Fundada em 1984 por Tom Jennings de São Francisco. O capítulo latino-americano da fidonet foi fundado por Pablo Kleinman em 1987 em Buenos Aires e consto«itui a maior rede de acesso público por computador no Brasil e no resto da América Latina até à explosão da internet alguns anos depois.

- BBS e mensagens electrónicas – Buletim Board System – sistema informático, software que permite a ligação (conexão) via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele, tal como se faz hoje com a net. O 1º BBS que apareceu foi em 1978, em Chicago, nos EUA e chamava-se CBBS.

- Fernback - “Media e cibercultura” – Exame das relações sociais que está livre de controvérsia e bagagem estrutural – funcional do termo “ comunidade” (processo evolutivo on-line e off-line).

- Cibercomunidades (com. Virtuais) – Com. on –line : possibilidade de territorialização da net , como novo espaço social.

- Benedickt (1991) – o espaço virtual é material análogo ao espaço físico, que tem propriedades físicas e geográficas.

- Rheingold (1993) – afirma que as comunidades virtuais realizam a solidificação de funções tradicionais das comunidades pré – industrial.

- Baym (1995) – desenvolvimento de culturas. Internet como novo espaço comunal.

- Whittle (1997) – o verdadeiro poder das comunidades virtuais cabe dentro da nossa capacidade de criar e desenvolver as comunidades, não apenas para escolhê-las.

- Miller (1996) – restaurar e reforçar o impulso da humanidade de criar e sustentar comunidades.

- Jones (1995) – comunidade on line deve englobar elementos espaciais e sociais. Apoia uma concepção robusta de comunidade que conecta matéria – espaço com transmissão de valores sociais e sistema de crença.

- Pew – glocalização – é no ciberespaço que se aplica (planos sociais+comunidades locais).

- Blumer –
- Grupos on line – tratavam os seguintes temas: filosofia oriental, filosofia política, pós graduações em ciência humanas, política, saúde geral e questões homossexuais.

- Robins (1999) – A comunidade virtual é uma visão socialmente regressiva da tecnocultura desejando um mundo que não existe. Oferece uma visão anti- social e anti-política do mundo.
- As estruturas sociais em rede são influenciadas:
- Relações institucionais;
- O poder;
- O nacionalismo;
- Informação mundial;
- Fluxos de K;
- Crise de estratégias de gestão…




- Paradigmas de estudo on line- avançam para além dos efeitos dos estudos de comunicação de massas.

- CMC – comunicação mediada por computador.

*Laura Robison

*Cyberself on line e processo de autoconstrução – negociado e formado da mesma forma do que o “eu offline”.

*Interacção simbólica

*Cooley – noção de looking glass (auto espelho). Como ele (self) aparece para os outros e a sentença dos outros. Finalmente o self desenvolve um a resposta emocional a esse julgamento.

*Turkle – muitos jogadores do MUD ( multi- user dangeons). Descrevemos os selfs online como sendo +reais do que os que possuem no mundo offline.

- Wertheim – “ A ilusória tentação de abordagens pós- modernas”.

*self – “ Masterself offline”

*Foruns – podem ser discussões políticas de grupos, os usuários empregam links ou referências às páginas pessoais (homepages) profissionais para dar credibilidade às suas próprias afirmações.

- Hunter Thompson – contracultura americana.

- Biossociosfera – termo de E. Morin.

-Biosfera – esfera da vida: natureza, sociedades humanas (instituições, construções, …).

- Complexidade (E. Morin) – pensamento que influenciou a informação. As ciências humanas estão ligadas às ciências da natureza pelo pensamento complexo.

*Natureza do conhecimento
*Morin – a informação deve ser definida de maneira bio-física-antropológica.

*Teoria de Shannon e Weaver ( ver)


- Relações dos termos informação, redundância e erro – deslocação do campo matemático da comunicação, de sinais eléctricos para o campo social da comunicação e da informação - o que não pode ser concebido.
O conceito de informação bits migrou da computação para outras novas tecnologias e daí às ciências da vida.

- Modo informacional binário – modo informacional binário trata dos signos /símbolos portadores de informação. O que é importante não é a informação em si mesmo, mas a computação (ou comutação: mudança, variação, permutação), ou seja, o processo que traz e extrai informações da natureza – toda informação é a priori ambiental.

*Informação de Gonzalez de Gómez

Informação humana – origina-se da vida, da realidade antropobiossocial e daí se infiltra nas ciências sociais.

- Mundo antropossocial (Morin) – a antroposfera é tb biológica. Formada por:
- Psicoesfera - Ideia dos espíritos /cérebros individuais, dos pensamentos, dos sonhos.è a esfera do indivíduo.
- Sociosfera – Mito, deuses, doutrinas: culturas (interacção entre espíritos/cérebros). Contem linguagem, saber.
- Noosfera – Liberta o espírito / cérebro e a cultura co-organizada. É o mundo das ideias.

A esfera antropossocial está imersa na biosfera.

*Physis (conceito inventado por Aristóteles) – Para Morin – caracteriza a informação.

*Natureza – mundo da matéria: físico, espaço-tempo, centrado e hierarquizado, objecto dos nossos sentidos. Contrapõe-se à realidade psíquica, espiritual ou abstracta (à psiké).

Físico – Bio – Psico – antropossociológico – físico…

*Informação – da entropia ao antropos, do objecto ao sujeito, atravessa o universo, não para subjugá-lo, mas para conhecer o seu mistério.

*Epistemologia – estado das ciências cujo fim é apreciar o seu valor pelo espírito humano.

*Classe dominante – domina a informação e conhecimento. Designa a classe social que controla o processo económico e político (segundo Marx a burguesia).

*Progress and Fredom Foudation – a ideologia californiana ( Richard BarbooK e Andy Cameron) – utopia digital.

*Classe virtual – cientistas da cognição, engenheiros, cientistas da computação, criadores de jogos electrónicos e todos os especialistas da comunicação…
Para Rheingold , a classe virtual está na luta pela libertação social.

*Electronic Privacy Information Center – é uma organização de interesse público, fundada em 1994 com foco na protecção da liberdade civil, dentre elas a privacidade, que é a 1ª Emenda da Constituição dos EUA.É formada por informáticos que trabalham com responsabilidade social.

*Shannom, Claude – Fundador da teoria da informação – como redução da incerteza- teoria matemática da informação - 1ª teoria da comunicação que começa a germinar no pós-guerra.

*Norbert Wiener – pai da cibernética (ciência do controlo da comunicação). Desenvolveu-se querendo figurar em todas as áreas da comunicação, pois afirma que os princípios de regulação e retroacção dos sistemas são universais, sendo aplicadas com êxito em inúmeras áreas do conhecimento.

*Teoria da informação – completada por Fisher que criou uma medida alternativa de informação, apropriada para medir a incerteza sobre espaços ordenados.

*Hermenêutica – ramo da filosofia que se debate com a compreensão humana e a interpretação de textos escritos (das palavras, signos e valor simbólico).

*Schleiermacher – teoria geral da compreensão, reformulada a hermenêutica.

*Heisenber – teoria da incerteza – 2 grandezas podem ser determinadas exactamente de forma separada; quanto + exacta for uma delas, + incerta se torna a outra – abre um novo campo para a teoria do conhecimento.

*Grandeza – em física – conceito que descreve qualitativa quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estado da natureza. Uma grandeza descreve qualitativamente um conceito porque por cada noção diferente pode haver (pelo menos em princípio) uma grandeza diferente e vice-versa. Uma grandeza descreve quantitativamente um conceito porque o exprimem de forma binária de número e unidade.

*Grandeza – massas, cumprimento, temperatura, e velocidade.

*Teoria do conhecimento (ou epistemologia) – ramo da filosofia, filosofia do conhecimento, metafísica, lógica e empirismo.

*Conhecimento – crenças verdadeiras e justificadas.

*Instituto de Tavistock – Corrigir no texto – pag. 49 – Instituto de caridade britânica, dedicado aos estudos e pesquisas comportamentais de grupos e comportamentos organizacionais.

*Comité dos 300 – sociedade altamente secreta composta por a classe de governantes intocáveis: rainha de Inglaterra, da Holanda e da Dinamarca, famílias reais da Europa. O clube Bilder berg – maiores fortunas e personalidades poderosas – pretendem, entre outras coisas, o controlo de todas as pessoas através do controlo da mente, através da tecnotrónica que criaria autómatos e um sistema de terror.

*Relatório Global 2000

*Conspiração aquariana – Willis Harman.

*Instituto Real para os assuntos internacionais: criou o instituto Tavistock, criou a OTAN (por 5 anos por patrocinada pela Fundação Germânica Marshall).




*Panóptica –
“ Vigiar e punir” (Foucault) – obra que alterou o modo de pensar e fazer politica social no mundo ocidental.
Vigilância – maneira de observar se a pessoa está a cumprir os seus deveres. É um poder que atinge os corpos dos indivíduos, seus gestos, discursos, actividades, aprendizagem, vida quotidiana.
Punição – visa corrigir as pessoas que infligem as regras ditadas pelo poder.
A vigilância e a punição são encontradas em entidades estatais como hospitais, prisões, prisões, escolas.

Panóptica –
Jeremy Bentham - Linha coerciva e disciplinadora.
Vai dar origem à microfísica do poder (Foucault).

*Economia do poder –
- Métodos de vigilância (Foucault) – Jeremy Bentham.
Bio – poder - + espaço para a norma e – para a lei. Uma sociedade normalizada é o efeito histórico de uma tecnologia do poder centrada na vida. Há uma arte das distribuições dos indivíduos no espaço, operada pela disciplina.
*Tácticas disciplinares – colégios, quartéis, hospitais e fábricas; Divisão social do trabalho.

* Teoria da pessoalidade do voto –
Jurídica informática –
- Voto electrónico – O titular do direito ao voto exprime a sua vontade , onde para além da escolha de um partido, isto é, pode exprimir as suas frustrações , ou seja, pode escrever palavras de descontentamento para com o poder central ou local. Com o voto electrónico perde-se esse carácter de pessoalidade.

*Problema da confidencialidade do voto electrónico.

*Projecto Minerva – introduz as NTI na educação, em Portugal.

*Feuerbach – filósofo (sec. XIX) e Antropólogo.

*Joel Rosnay – “ O Homem simbiótico” –
As grandes funções da vida, da Economia, do Ecossistemas baseiam-se nos mesmos tipos de estruturas: redes de comunicação, ciclos energéticos, circulação de informação e materiais interfaces transaccionais, circuitos de regulação.
A natureza utiliza as mesmas regras de aglomeração para construir estruturas de complexidades crescentes : a recombinação de módulos elementares tornam-se os elementos de construção dos níveis superiores: átomos, moléculas, células, famílias, populações, cidades, nações, etc, organizam-se a partir de blocos de construção encaixados e ligados em redes interdependentes.

*Simbionomia – É definida como o estudo da emergência dos sistemas complexos por auto-organização, auto-selecção, co-evolução e simbiose.

*Processos simbionómicos:
- Evolução generalizada estendida das partículas elementares às sociedades humanas;
- Evolução não linear, produzida de maneira multidimensional;
- Representada por um trajectória em espiral, onde cada ciclo corresponde a um passagem a um nível hierárquico superior;
- As principais etapas desta nova forma de vida (macrovida) são a auto-organização, a eco-evolução e a simbiose.

*Nascimento do cibionte : as novas origens da vida:
- Teoria da ciência – volta-se para a microbiologia.
- Funções vitais do cibionte: 3 grandes vectores:

1 – O controle da energia e matéria e trocas pela indústria e economia;
2 – A manipulação bioecologica do meio ambiente pela agricultura, biotecnologia e urbanização;
3 – A conquista da informação pela escrita, tipografia, computador e redes de comunicação.

*Internet – cada um tem acesso ao todo. Isso ajuda na tomada de decisão colectiva. A Internet é livre, encaixa-se na mesma classe de outros sistemas complexos como o ecossistema, uma nação, o sistema nervoso, etc.

*Interface – bio electrónica –a interface última desejada pela humanidade é a comunicação por telepatia , que seria pela mediação da actividade cerebral, que tem certos padrões característicos de certas acções, o que nos dá possibilidade captar as ondas cerebrais pelo computador assim como o inverso. O computador pode enviar ondas directamente onde somos sensitivos.

*A realidade virtual – é a técnica de comunicação que consiste em criar espaços virtuais nos quais determinados operadores podem movimentar-se e agir sobre o meio ambiente reconstituindo em imagens sínteses.

*Mudança de paradigma – do analítico para o sistémico.

*Gramsci – hegemonia – estudos sobre o Estado. Ligado à literatura e à cultura. Lenine e a ditadura do proletariado e suas tarefas.
Para Lenine e Garmsci, a sociedade é um todo orgânico e unitário que se explica a partir da base económica.

*Aparelhos de hegemonia.

*Gramsci – partidos e hegemonia das classes dominantes e questões ligadas à direcção cultural e moral.

*Concepção leninista – princípio da hegemonia, da direcção da classe operária.
*Pensamento de Gramsci – economia, política – cultura e guerra não se podem separar. São 3 momentos de uma mesma totalidade social.
Para Gramsci, a revolução passiva dá-se a partir da transformação vinda de cima.

*Galactic hacker party – 1992:

- Hope – “hackers on planet hearth”
- Hacktivismo – fundador “oxblood” –Ruffin-
- H2K2 – uma das maiores convenções de hackers do mundo. Ofereceu uma rede de software gratuita capaz de deixar internautas invisíveis ao navegarem em países que exercem alguma censura na Internet.

*Hacking at the end of the universe (1993)

*Beyond Hope (1997)
*H2K – hope 2000

*Escola de Francforte – onde Marx se mistura com Nietzsche e Freud. Fundada por Theodor Adorno.
- Walter Benjamin – adequação ao movimento da contracultura, com Herbert Marcuse.

-Neomarxismo + cibernética – André Gunder.

*3º Modelo de análise neo – marxista: dão importância à cultura e às ideias, não as considerando como simples consequência das forças económicas.

*Emergência de uma estrutura social global.

*Habermas – corrente neokantista e na perspectiva cosmopolita.

*FSM – Boaventura Sousa Santos, Miguel Urbano Rodrigues, Ricardo Petrello, Ignacio Ramonet, Chomsky…

*Feyrabend (“ Contra o método”, “Adeus à razão”) – visão anarquista da ciência e rejeição da existência de regras metodológicas universais. Figura influente na filosofia da ciência. Esteve ao lado de Popper e Thomas Khun.

*Rop Gonggrip

*Hacking in Progress

*Hack tic

*Filosofia de Popper – racionalismo crítico. Foi visto como positivista. A verdade é inalcançável.

*Seyla Benhabib – combina a teoria crítica (Horkeimer) coma teoria feminista ou feminismo.

*Quaker (quacre) – membro de um grupo religioso de tradição protestante, chamado, Sociedade Religiosa dos Amigos, criada em 1653 por George Fox, hoje Sociedade dos Amigos.

· Noosfera – Esfera do pensamento humano (nous – mente em grego). Conceito de Teilhard de Chardin. Esfera das ideias, formada por produtos cultyurais , espírito , linguagem, teorias e conhecimento. Alimentamos a noosfera quando comunicamos.

*Degraus evolutivos mundiais:
-Geosgera;
- Biosfera ;
- Tecnosfera (temporária e em andamento);
- Noosfera.


*Filosofia da informação:
- Luciano Floridi;
- Teoria da informação;
- Creative Commons – criação comum ou CC – conjunto de licenças padronizadas para a gestão aberta, livre e compartilhada de conteúdos e informação (copyleft).
O antecedente da CC foi a Open Publication Licence.

*Saint Simon – fundador do socialismo moderno e teórico do socialismo utópico. Trazia a concepção de uma nova religião. Precursor do socialismo. No futuro a sociedade seria basicamente formada por cientista e industriais. Sugere a união entre nações para acabar com as guerras. Para Saint Simon, a política é a ciência da produção.

*Auguste Comte

*Era moderna

*Teoria da dominação universal – da civilização capitalista burguesa.

*Nominalismo – sistema filosófico segundo o qual as espécies, os géneros e as entidades só existem de nome.
No sec. XI e XII, o nominalismo era uma questão universal: realidade ou palavra.
Para o conceitualismo, os universais são apenas conteúdos da nossa mente, inteligíveis, representações que derivam das coisas.

*Fromm (Erich) – psicanalista alemão – segundo este a personalidade é o resultado de factores culturais e biológicos. Aspectos socioeconómicos na explicação das neuroses e estabeleceu um relacionamento entre o marxismo e a psicanálise. A sua obra é um protesto contra as diversas formas de alienação social e totalitarismos. Estudou a agressão.

*Psicologia – + ou – mecanicista. O inconsciente é amecanicista.

*Popper –
- Defesa de falsificacionismo (critério da demarcação entre ciência e não ciência);
- Defesa da Sociedade Aberta e na GNU (General Public Licence) e na GFDL (Free Documentation Licence).

*Lessing (Lawrence) – “Cultura Livre”. Defensor da Internet livre, do direito à distribuição de bens culturais.
* Comissão Mcbride – “ Um mundo a muitas vozes”. Analisa problemas de comunicação no mundo e nas sociedades modernas, particularmente em comunicação de massas e à imprensa internacional e, então, sugerir uma nova ordem da comunicação mundial, para resolver estes problemas e promover a paz e o desenvolvimento.

*Nova Ordem Mundial da Informação e da Comunicação –

- 3º Sector
- Fluxo de informação:
- Semiótica;
- Teoria da informação (modelos de matemática e da informática) –
A ideia de fluxo mede a quantidade de informação que influi de um a variável h para uma variável l durante um dado processo p. Este fenómeno é definido como a incerteza antes do processo iniciado – (menos) a incerteza após o término do mesmo processo.
- Teoria da comunicação (identifica os fluxos com a organização geopolítica e geocultural do mundo).
Fluxos em comunicação – Diz respeito tanto em quantidade, como em qualidade da informação veiculada entre os países, particularmente entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Diz que a informação global corre muito no sentido norte/sul e norte/norte do que no sentido sul/norte e sul/sul.

· NOMIC – Nova Ordem Mundial da Informação e Comunicação – projecto internacional de reorganização dos fluxos globais de informação por meio de diversas acções do governo e do 3º sector.

_ Cogito – Descartes – teoria do conhecimento; necessidade de conhecimento, substancia que pensa.

- Futuristas italianos – futurismo -
- Filippo Marinetti – rejeitam o moralismo e o passado (“ Le figaro”; revista “ Orfeu”).

- Harold Innis – Prof. de Economia, autor de várias teorias da comunicação; comunicação contemporânea.

_ Teoria da fala e da audição;

- Teoria da indústria cultural;

- William e Hallander;

- Hopfield e Tank (neurofisiologistas);

- Patrick Suppes;

- Sistemas dissipativos – sistemas onde haja transformação de energia noutras modalidades, seja cinética para térmica, de gravitacional para elástica, ou qualquer que seja o modelo que estivermos a trabalhar.

- Teoria dos sistemas gerais – (ou geral dos sistemas) – Surgiu com Von Bertalanfy entre 1950 2 1968. Os pressupostos básicos são:
- Existe uma nítida tendência para a integração nas ciências naturais e sócias;
- A integração parece orientar-se rumo a uma teoria de sistemas;
- Essa teoria pode ser uma maneira + abrangente de estudar os campos não-físicos do conhecimento científico, especialmente nas ciências sociais;
- Aproximação do objectivo da unidade da ciência;
- Isto pode levar a uma integração muito necessária da educação científica;
Os sistemas vivos, sejam indivíduos ou organizações são analisados como sistemas abertos, mantendo um contínuo intercâmbio de matéria /energia /informação com o ambiente.


- Teoria dos autómatos – modelo matemático de uma máquina de estados finitos, através das suas representações (autómatos, máquinas de turing).

- Sistemas com auto – organização –
- Auto – organização – propriedade de alguns sistemas físicos com muitos constituintes, de exibirem comportamentos que não são facilmente previsíveis, tendo conhecimentos apenas de interacções entre os constituintes desse sistema. É a capacidade de criar padrões de comportamento não previsíveis, descentralizados. Em alguns casos de crescente adaptabilidade.
O ser humano é um ser auto- organizado, visto que cria ordem e sentido ao conjunto das suas experiências, através dessa auto-organização organiza-se no seu envolvimento com o mundo.

- “O acaso e a necessidade” ( Cyrus Eaton), Jones Monod (1910-76).
Acaso – conceito central em biologia.



- Unidade do Homem –
- Diálogo inter cultural – unifica 3 esferas da realidade: entes físicos, pensamentos, mundo da linguagem.
* Lúlio – “arte”.
* Tudo é individual, mas existem realidades comuns.
Em Lúlio, as actividades que vai aperfeiçoando a alma humana é lembrar, conhecer e amar. O quê? A si mesmo, os entes de fora, mas sempre a actividade de dentro ampará a de fora, mas sem esta última não cresceria a de dentro. Ao conhecer o mundo externo, obtemos simultaneamente um conhecimento de nós mesmos.
A unidade do Homem, de alma e corpo dá-se quando o entendimento conhece a verdade, conhece o bem. O Homem experimenta a unidade com a totalidade que o envolve. Isso só será possível apenas se conhecer e amar o mundo tal como é criado. Somente um Homem que vive em paz poderá levar a paz ás instituições, à acção social e às relações entre os povos, através das suas produções sociais, cientificas, artísticas, técnicas e estéticas.
Cristo foi a pessoa que mais realiza, de modo mais perfeito a humanização do universo.
As verdades universais são obtidas com os princípios e regras da arte. São sempre ontológicas, que não podem contrariar a ordem do universo.
A arte Luliana é um instrumento para construir a interculturalidade.

- Piotr Kropotkin – “ajuda mútua”é um factor de evolução. A solidariedade entre indivíduos do mesmo grupo é tão importante para a sobrevivência como a competição.

- Nova biologia – As células recebem e processam informação.
* Sociobiologia
As pesquisas comprovam o poder de pensamento sobre a matéria, o que significa que somos verdadeiramente responsáveis pelo nosso bem-estar.

- René Descartes – conceito corpo-mente.

- Biomedicina – seguem conceitos da física newtoniana, que desconsiderava a influência da mente sobre a saúde e a vida do corpo.

Para a física quântica o átomo não é constituído de matéria sólida, mas sim de vórtices de energia não-material. A matriz invisível ( “o campo”) implica vibrações electromagnéticas.
Para Einstein, o campo é a única forma de controlo das partículas. As partículas são a matéria.

A electroencefalografia e a magnetoencefalografia revelam que o cérebro emite “campos” de energia que são parâmetros de influência sobre o comportamento das células e a expressão dos genes.
O campo da mente é responsável pela liberação e disseminação dos neuropeptídeos e dos demais neurotransmissores que controlam a actividade das células e dos genes.
O efeito placebo não está apenas na mente, este pode influenciar o comportamento dos neurónios físicos
* Ciência da epigenética

Neguentropia – elemento neguentrópico – aquele que contribui par o equilíbrio e para o desenvolvimento.

- Teoria da informação e entropia – Quanto menos informações sobre um sistema maior será a sua entropia. A quantidade de informação de uma mensagem é medida pela entropia da mensagem.
Entropia (em física) – a energia através do universo tende a ser dissipada de tal modo a que a energia total utilizável se torna cada vez mais desordenada e mais difícil de captar e utilizar.

- Unidade global ou Ecossistema –
- Antropologia da liberdade – Edgar Morin – Quanto mais numerosos forem os domínios que oferecem possibilidades de escolhas e, em cada domínio, quanto mais variadas e numerosas forem as escolhas, mais haverá possibilidades de liberdade. Quanto maior a importância para a existência for o tipo de escolha, mais alto será o nível de liberdade, isto é, a escolha do meio de transporte, profissão, residência, vida.

- Oikos – meio ambiente natural.

A unidade global da organização geno/fenoménica que impõe às proteínas a dedicação auxiliar de reparar, reajustar, remendar, religar os fragmentos inválidos.
O cérebro humano é um aparelho epigenético que depende do círculo genofenoménico.

- Gene – significa:
- Hereditariedade e herança;
- Encargo e dádiva;
- Determinação e autonomia;
- Limitação e possibilidade;
- Necessidade e liberdade.
Os Estados, são sociedades históricas, é superego, controlador, dominador. Em todas as sociedades a cultura se impõe.

Sem comentários:

Enviar um comentário